top of page

Tratamento de manchas - clareamento

​Melasma é uma mancha acastanhada e ela aparece no rosto. É muito comum que esse tipo de mancha apareça durante a gravidez, normalmente na bochecha e vem chamada de cloasma. Pode ser uma consequência do uso de contraceptivos, mas também é uma mancha que pode aparecer nos homens. Uma vez que a melasma surge são feitos tratamentos para amenizar a cor, mas é impossível retirá-las de vez. São usados para clarear: renovadores cutâneos (ácido fítico e ácido kógico), clareadores, peelings químicos associados ao uso da vitamina C e o filtro solar deve ser usado sempre. Também é recomendado o uso de chapéu quando for tomar sol para reforçar a proteção.

O melasma é uma manifestação caracterizada por manchas escuras na face. O seu surgimento geralmente está relacionado à gravidez ou ao uso de anticoncepcionais hormonais e tem como fator desencadeante a exposição da pele ao sol. Quando estas manchas ocorrem durante a gravidez, recebem a denominação de cloasma gravídico. A profundidade em que se localiza o pigmento na pele determina o tipo de melasma, que pode ser epidérmico (mais superficial), dérmico (mais profundo) ou ainda misto.

Ptiríase Alba não é a mesma coisa que a psoríase. Elas são arredondadas, brancas e ásperas. Aparecem normalmente nas costas, no rosto e nos braços. O ressecamento da pele é o responsável pelo aparecimento desse tipo de mancha. O uso do hidratante e banho com água morna são alguns dos cuidados para eliminar esse problema.

Ptiríase Versicolor que também são brancas, mas se juntam e forma uma mancha grande. Em alguns casos, ficam na tonalidade castanha. Elas aparecem no pescoço, no rosto e no tronco e são comuns no verão. Atenção, porque esse tipo de mancha é contagiosa. São usados antifungos no tratamento que deve ser recomendado por um dermatologista.
Leucodermia Solar se apresentam como sardinhas brancas e normalmente aparecem nas pernas e nos braços. O que faz com que essas manchas apareçam é o longo tempo exposto ao sol durante muitos anos. Nesse caso, a melhor coisa a fazer é prevenir. O tratamento é recomendado pelo médico e só pode ser feito depois do verão.
Vitiligo é caracterizado por manchas que surgem ao redor da boca, nas genitais e nos olhos. São manchas brancas nacaradas e o que provoca esse problema ainda é desconhecido pelos médicos. Existe uma pesquisa que revela que em 30% dos casos se trata de uma predisposição genética. Somente um dermatologista pode indicar o tratamento correto avaliando qual a área que foi atingida pela mancha.



As conhecidas sardas que na verdade cientificamente falando se chamam melanose solar, aparecem por uma predisposição genética, normalmente em pessoas com a pele mais clara. Porém, a grande maioria tem sarda resultado de um efeito acumulativo da radiação solar. Nesse caso, as manchas se concentram principalmente no colo, no rosto e nos ombros. Para eliminá-las é preciso usar clareadores, laser e peelings e o resultado depende de cada tipo de pele e da extensão do problema, porém para evitar que eles piorem, o filtro solar é a melhor opção.
Hiperpigmentação pós-inflamatória é caracterizada de manchas acastanhadas que aparecem em pessoas com a pele morena seguida do momento em que elas são picadas por insetos. Elas também podem surgir onde encravou um pelo, depois de uma queimadura ou espinha, etc. Somente um dermatologista será capaz de recomendar o tratamento ideal, que será decidido depois da avaliação da pele. Nesse caso, o filtro solar também é recomendado como maneira de prevenção.
Na chamada Fitofotodermatite aparecem manchas marrons com o fundo avermelhado, provocadas pelo contato da pele com o suco de frutas como limão, figo ou caju. Dependendo da pele podem surgir até bolhas. Para evitar o filtro solar é uma boa dica de prevenção e para controlar o problema pomadas antialérgicas, obviamente recomendadas pelo médico. Esse tipo de mancha com o tratamento costuma desaparecer, sem deixar sequelas, entre 4 e 8 semanas.

O cloasma gravídico pode desaparecer espontaneamente após a gestação, não exigindo muitas vezes qualquer tipo de tratamento. No entanto, o tratamento acelera o seu desaparecimento. Após a melhora, a proteção solar deve ser mantida para evitar o retorno das manchas, que ocorre com bastante frequência. Para o tratamento do melasma é fundamental o uso de protetores solares potentes sempre que houver exposição da pele ao sol ou mormaço, devendo-se dar preferência aos que contenham filtros físicos, que bloqueiam a passagem da radiação UV, como o dióxido de titânio.

O tratamento é feito com o uso de substâncias despigmentantes aplicadas na pele. A associação desses produtos com alguns tipos de ácidos geralmente aumenta a eficácia. Quando o pigmento se localiza mais profundamente, a melhora é mais difícil, exigindo persistência para se obter um bom resultado.

Peelings superficiais podem acelerar o processo de desaparecimento das manchas escurecidas, facilitando a penetração dos despigmentantes e ajudando a remover o pigmento das camadas superiores da pele. O tratamento deve ser orientado de acordo com cada caso, pelo médico dermatologista.

© 2023 by Soft Aesthetics. All rights reserved

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page