top of page

Tratamento de gordura localizada

Ao realizares um trabalho específico, estás a produzir um gasto calórico. Se o balanço entre as calorias ingeridas e consumidas for positivo, então esse exercício está a contribuir para a perda de massa gorda em todo o corpo, mas não nos odiados “pneus”. A gordura eliminada não é a dos músculos que exercitamos, cada pessoa acumula gordura consoante a sua tipologia e muitas vezes trabalha determinado tipo de músculos mas vai perder noutra zona qualquer.

O abdominal tem que ser treinado assim como outro grupo muscular qualquer - o biceps, deltoide, etc., embora o grupo muscular mais importante seja as costas porque são elas que sustentam a nossa posição de bípede. Ao treinar os abdominais são gastas tantas calorias como com outro grupo qualquer. É certo que quanto mais se utiliza grandes grupos musculares, melhor se controla a massa gorda e mais peso se perde. Não é verdade que um número superior de abdominais vá originar maior perda massa gorda porque implica um maior trabalho da massa muscular, já que a gordura que se encontra por cima do músculo só se perde se complementar também com treino aeróbio.

Se o objectivo for controlar a massa gorda e perder peso, quanto mais se utilizar grandes grupos musculares mais isso acontece mas está relacionado com o balanço entre das calorias, nunca havendo perda localizada.

Claro que não estamos falando daquela pochetinha simples, da gordurinha que se instala perto do umbigo e não te abandona nem por Decreto. Mas sobrepeso, mesmo que aparentemente inocente, quando localizado nessa região específica pode trazer problemas sérios para a saúde.

Combate
O que vocês já sabem é que o combate ao acúmulo de gordura é feito de forma sistêmica. Exercícios aeróbicos pelo menos três vezes por semana, em ritmo contínuo de 30 minutos (no mínimo) é o primeiro passo em direção à saude e bem estar. Além disso, um cardápio equilibrado, que não precisa se restringir à alimentação de coelhos, mas que priorize alimentos com alto valor nutritivo e de fibras, em várias e pequenas porções, distribuídas ao longo do dia, também é parte essencial do processo.

Isso permite que nossa alimentação seja variada, sem restrições absolutas que tiram o prazer de comer. Tudo pode, basta vigiar a quantidade e jogar o sedentarismo no lixo. Acreditem, quando optamos por nos exercitar, um novo mundo de possibilidades gastronômicas se abre, sem culpa.

Mas gordura localizada não tem esse nome à toa. Podem ver nos comentários; mesmo quem virou a mesa e mudou os hábitos de vida, perdeu peso e está treinando mooito também sofre com pontos específicos onde a gordura teima em se instalar.

Para isso existem as táticas de guerra, gatas!

O ataque ao acúmulo resistente é objetivo, focado. Se existe um amontoado de células adiposas que resistiram a tudo, é hora de “tirá-las com a mão”.

© 2023 by Soft Aesthetics. All rights reserved

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page