top of page

Crioterapia e termoterapia

TERMOTERAPIA

Consiste na aplicação terapêutica de qualquer substância no corpo que vai fazer com que haja o aumento ou a diminuição da temperatura dos tecidos corporais estimulando a termorregulação corporal. É praticada principalmente por fisioterapeutas e por profissionais que utilizam recursos físicos e naturais para avaliar e tratar os seus pacientes. O organismo humano é homeotérmico, ou seja, mantém a sua temperatura dentro de certos limites fisiológicos. Para que a temperatura seja mantida dentro destes limites, é necessário ser regulada através de mecanismos de aquecimento e resfriamento, activados pelo cérebro.



Tipos de termoterapia

Hipertermoterapia (terapia utilizando calor)
É a aplicação de qualquer substância que provoque o aumento da temperatura dos tecidos estimulando a termorregulação corporal. O sistema termoestático utiliza três mecanismos importantes para reduzir o calor corporal quando há o aumento excessivo da temperatura:
»Vasodilatação plena, que consegue aumentar a transferência de calor para a pele até 8 vezes;
»Transpiração e evaporação de água;
»Aumento das trocas metabólicas favorecendo a absorção de cosméticos.

O calor provoca estímulo no metabolismo celular com aumento da síntese proteica e da actividade enzimática com modificações da permeabilidade da membrana celular. A hipertermoterapia é indicada para a redução do peso, celulite, modelação do corpo e em tratamentos corporais que requeiram o uso de calor localizado (como redução de dor em musculopatias crónicas).

Crioterapia (terapia utilizando o frio)
É a aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo que resulte em remoção do calor corporal, diminuindo assim a temperatura dos tecidos. Abrange uma grande quantidade de técnicas específicas que utiliza o frio na forma líquida (água), sólida (gelo) e gasosa (gases) com o propósito terapêutico de retirar o calor do corpo induzindo a um estado de hipotermia para favorecer uma redução da taxa metabólica local e promover a diminuição das necessidades de oxigénio pelas células. O mecanismo termoestático adopta, no frio, três mecanismos exactamente opostos ao da hipertermoterapia:
»Vasoconstrição cutânea;
»Diminuição da sudorese e aumento do tônus muscular, resultando em calafrios;
»Diminuição das trocas metabólicas.

Os efeitos fisiológicos causados pelo uso da crioterapia são:
Anestesia;
Redução da dor;
Redução do espasmo muscular;
Redução de hematomas e equimoses;
Melhoramento da amplitude de movimento;
Redução da inflamação em processos agudos;
Quebra do ciclo dor-espasmo-dor.

A crioterapia é indicada para tratar:
Flacidez de pele;
Reduzir edemas e hematomas pós-operatórios;
Aumentar a rigidez muscular.

© 2023 by Soft Aesthetics. All rights reserved

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page